terça-feira, 28 de outubro de 2008

LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA



O que é a leishmaniose?
É uma doença transmitida por um mosquito (flebótomo), conhecido como mosquito-palha que infecta o homem e principalmente o cão doméstico desenvolvendo lesões de pele( Leishmaniose tegumentar ) ou o envolvimento das vísceras ( Leishmaniose Visceral ), constituindo um sério risco a saúde pública. É considerada a quinta maior endemia mundial. Esta doença pode ficar incubada por um longo tempo sem mostrar sintomas.
Quais são os principais sintomas da Leishmaniose no cão?

Perda de apetite, emagrecimento crônico, prostração, crescimento acentuado das unhas, conjuntivite, queda de pêlos ao redor dos olhos, lesões e alterações cutâneas com perda de pêlos.

Por que devo vacinar meu cão?

Se você mora em áreas endêmicas ( onde ocorre a doença naturalmente ), você deve vaciná-lo. Além do sofrimento causado ao animal que provoca lesões dermatológicas e viscerais localizadas em todo o corpo do animal, a OMS (Organização Mundial da Saúde )recomenda a eutanásia do animal como medida obrigatória de controle da doença. Com
a vacinação, o animal poderá desenvolver imunização e ficar protegido contra a Leishmaniose , ajudando o combate da doença, protegendo assim os homens e animais do mosquito transmissor.

Como proteger-se do mosquito transmissor?

O mosquito-palha é muito pequeno e costuma se reproduzir em locais com muita matéria orgânica( lixo domestico ) em decomposição.
O uso de repelente é indicado. Mantenha sempre a higiene dos locais de criação de animais, mantendo estes limpos e secos.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CUIDADOS ESPECIAIS EM CÃES NO VERAO

Com a chegada do verão e aumento das temperaturas, seu cão exige atenção especial. Ao contrário dos seres humanos que mantém a temperatura corporal suando, os animais possuem poucas glândulas sudoríparas. As trocas de calor são feitas pela boca e focinho.

Quanto mais quente, mais a respiração do animal fica ofegante.

Além disso é normal o cão perder o apetite e consequentemente perder peso. Nesta época do ano é importante equilibrar os exercícios porque em excesso pode causar a Síndrome da Exaustão quando o animal faz exercícios além de sua capacidade física, aliado ao aumento da temperatura corpórea (hipertermia), o que ocasiona uma disfunção cardiorrespratória e desidratação que pode levar um animal ao óbito.

DICAS PARA AJUDAR O SEU CÃO A VENCER O VERÃO

1-Duplique a quantidade de água deixada no bebedouro; se puder troque-a várias vezes.

2-Procure deixar seu cão em um local cm sombra, pois a exposição direta ao sol provoca o aumento da temperatura corpórea.

3-Limite o exercício físico, o cão não conhece seus limites portanto fique atento aos sintomas de exaustão: fraqueza muscular e arfar intenso.

4-Passear somente pela manhâ até 10 horas e no fim da tarde após as 16 horas.

5-Jamais deixe seu cão sozinho no carro; a temperatura no interior do veículo pode chegar a 60 graus Celsius em poucos minutos.

6-As infestações por pulgas e carrapatos tendem a aumentar no calor; portanto mantenha um controle eficaz. Os banhos podem ser semanais e no mínimo quinzenais.

7-Se seu cáo tem as pontas das orelhas ou o focinho despigmentado você deveusar nestas áreas um protetor solar para prevenir o câncer de pele.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

DOENÇA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR DOS FELINOS ( DTUIF )


A Doença do Trato Urinário dos Felinos (DTUIF) é um grupo de enfermidades com muitas causas que podem afetar tanto a bexiga urinária quanto a uretra. São doenças geralmente agrupadas por apresentarem semelhanças em seus sinais clínicos.

Os sinais clínicos são hematúria (sangue na urina ), desúria (deficuldade em urinar ), poliquiúria (urina pouco e várias vezes ) e estrangúria (obstruçâo parcial ou total da uretra).

Entre as causas clínicas mais comuns da DTUIF encontram-se:

1-Cistite idiopática ou seja, inflamação na bexiga de causa desconhecida.

2-Cristais de estruvita ou oxalato de cálcio, que podem obstruir a uretra. ( Ver postagem neste blog: Você sabia que gatos castrados têm necessidades nutricionais específicas ?).

3-Urólitos ( pedras ).

4-Agentes infecciosos tais como vírus e bactérias.

A cistite idiopática é o tipo mais comum em cerca de 60% dos casos em animais levados ao veterinário com sinais clínicos de desconforto urinário. Infelizmente, existe uma alta incidência (35%) do problema tornar-se recorrente.

Cristais microscópicos na urina são normais em gatos saudáveis e por si mesmos n ão induzem a doença. Entretanto, em gatos com DTUIF estes cristais podem estar envolvidos no processo de enfermidade porque irritam a parede da bexiga ( mucosa ) resultando em cistite. Estes cristais também podem se combinar com a muco orgânico presente na urina obstruindo a uretra (plugs ).

Os urólitos (pedras ) consistem em diferentes tipos de cálculos, e atualmente o cálculo de oxalato formado em ph ácido tem aparecido em iguais proporções em reação ao cálculo de estruvita, que historicamete era o tipo mais comum.

As infecções bacterianas são a causa mais incomum da DTUIF, mas podem estar relacionadas nas infecções não tratadas corretamente.

FATORES PREDISPONENTES

1-stress

2-Obesidade

3-Confinamento

4-Anormalidades anatômicas

5-Genética

6-Raça

7-Idade

8-Atividade física

O macho e a fêmea são acometidos na mesma proporção mas pelas diferenças anatômicas os machos por ter a uretra mais longa e estreita estão mais predispostos a obstrução.

Problemas urinários parecem ser mais comuns em algumas raças que em outras. Os Persas apresentam uma incidência maior que os Siameses.

Os animais confinados podem estar mais predispostos pela falta de atividade física que em contrapartida pode reduzir o consumo de água e a freqüência urinária , eventualmente favorecendo a formação de cristais na urina.

Os gatos em qualquer idade estão susceptíveis em desenvolver esta enfermidade

Portanto fique atento aos sinais e o comportamento do seu gato ao urinar. Quanto mais cedo você perceber uma disfunção, maiores serão as chances de cura e menor o sofrimento do seu bichano.

Veja neste blog as dicas de como previnir esta doença.

sábado, 18 de outubro de 2008

VOCÊ SABIA QUE GATOS CASTRADOS POSSUEM NECESSIDADES NUTRICIONAIS ESPECÍFICAS?


Quando o gato é castrado seu metabolismo é alterado porque ele produz menos hormônios. A necessidade calórica chega a diminuir até 20% , por isso é comum ganhar peso após a castração. Alem disso, possui uma tendência maior a apresentar problemas no trato urinário e ter um odor mais forte na urina.

As rações com formulação a base de salmão contem um nível ideal de triptofano um aminoácido que ajuda a manter a condição corpórea ideal. O salmão também é rico em ômega 3 e ômega 6 antioxidantes naturais.

Uma outra preocupação são os cálculos ( pedras ). Existem 2 tipos de cálculos, que aparecem mais comumente em gatos: o de estruvita quando o ph tende ao alcalino; e o cálculo de oxalato de cálcio, que se forma quanto o ph se torna ácido.

As rações comerciais possuem uma tecnologia chamada ``stone neutral`` que é uma combinação de nutrientes que ajuda a manter o ph em nível ideal prevenindo o aparecimento de doenças do trato urinário. Esta combinação de ingredientes fazem que o ph não seja ácido suficiente para formar o cálculo de oxalato e nem alcalino suficiente paraformar o cálculo de estruvita.


QUER SABER QUE RAÇÂO É ESTA E COMO COMPRÁ-LA?

Deixe um recado no mural de recados para Cristiane.


TABELA DE QUANTIDADES RECOMENDADAS PARA GATOS:

Tamanho para perder peso manter o peso

Gato médio 1/3 a ½ xícara ½ a 2/3 de xícara

De 2,5-3,5kg 30 a 45 gramas 45 a 60 gramas

Gato grande ½ a 7/8 xícara 2/3 a 1 ¼ xícara

De 3,5-6,5 kg 45 a 85 gramas 65 a 120 gramas

IMPORTANTE:Seu gato pode estranhar as mudanças bruscas na alimentação.

Para evitar diarréias faça a transição do alimento anterior de maneira gradual.

Dia 1 80% do alimento anterior 20% do alimento novo

Dia 2 60% do alimento anterior 40% do alimento novo

Dia 3 40% do alimento anterior 60% do alimento novo

Dia 4 20% do alimento anterior 80% do alimento novo

Dia 5 100% do alimento novo

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Vacinação: Principais sintomas das doenças prevenidas com vacinação

Doença: Cinomose
Sintomas: Secreção ocular e nasal, tosse, diarréia, vômito, contrações musculares involuntárias( tiques ), incoordenaçâo motora e convulsões.
Faixa etária: Acomete cães de qualquer idade.
Mortalidade: Superior a 90%. Os sobreviventes podem manter seqüelas nervosas graves.

Doença: Parvovirose
Sintomas: Vômito e diarréia líquida aguda, malcheirosa e escura.
Faixa etária: filhotes de 0 a 6 meses.
Mortalidade: até 50%, principalmente em raças como Rottweiler e Dobermann

Doença: Leptospirose
Sintomas: Falta de apetite, febre e diarréia com sangue. mucosas e olhos amarelados. Urina cor de laranja.
Faixa etária: Acomete cães de qualquer idade.
Mortalidade: Próximo a 100% dos casos.

Doença: Hepatite infecciosa
Sintomas: Falta de apetite, vômito e diarréia.Ceratite (olhos azulados e esfumaçados.
Faixa etária: de 0 a 12 meses.
Mortalidade: baixa mortalidade.

Dença Coronavirose:
Sintomas: Diarréia sanguinolenta
Sintomas: Acomete cães de qualquer idade
Mortalidade: baixo índice de mortalidade

Doença:Parainfluenza
Sintomas: Febre , secreção nasal e ocular
Faixa etária: acometes caos de qualquer idade.
Mortalidade: Acomete cães de qualquer idade.

Doença:Traqueobronquite
Sintomas: tosse seca, os cães parecem estar engasgados.
Faixa etária: acomete cães de qualquer idade
Mortalidade: 100% se ocorrer complicação (broncopneumonia)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

AGAPORNIS: A AVE DO AMOR ( LOVE BIRD )


É um dos pássaros mais populares do mundo pela facilidade de criar em cativeiro e pelo seu temperamento manso. Domesticado, sobe no ombro e dorme no colo. Possui grande diversidade de cores, exibidas em 43 mutações.
Habita o continente africano e a ilha de Madagascar. Esta ave foi descoberta em 1793 e levada para a Europa em torno de 1860 na sua cor selvagem verde. Graças ao trabalho de criadores, hoje encontram-se muitas colorações, sendo a cara laranja, branca, vermelha, amarela e o corpo canela, azul-pastel, malva, violeta, arlequim, branco, amarelo, verde-dourado( golden cherry ) e várias nuances destas.
Depois de acasalado, dificilmente um casal se separa, permanecendo unidos até a morte. Trocam beijos e alimentos no bico com o parceiro.
Sua alimentação é a base de sementes: painço. aveia, linhaça,girassol,etc. Necessitam de uma gaiola grande ou viveiro bem espaçoso com o ninho, que não pode faltar.
Muito mansos, ativos e curiosos são excelentes animais de estimação, especialmente se alimentados na mão desde filhotes. Daí eles aprendem a confiar em seu dono, comem na mão e dormem no colo. Assobiam para nos chamar, respondem ao nome e podem aprender uma série de truques.

domingo, 12 de outubro de 2008

GRIPE CANINA (TRAQUEOBRONQUITE INFECCIOSA CANINA )

É uma doença aguda,altamente contagiosa que pode atingir cães de diferentes faixas etárias. Causada por vírus e bactérias : Adenovirus tipo 1, o Parainfluenza vírus e a Bordetella bronchiseptica. Estão envolvidos também fatores ambiemtais como baixa umidade do ar, .baixas temperaturas{principalmente no inverno} e a estiagem que dificulta a dispersão de partículas infecciosas.e poluentes que são inalados pelo trato respiratório superior causando irritação das mucosas.

Uns dos primeiros sintomas são tosse seca, coriza e falta de apetite. Dependendo dos fatores imunológicos os sintomas podem de agravar ocorrendo febre intensa,vômitos e descarga nasal purulenta. Neste caso a pneumonia pode ser fatal se o proprietário não procurar ajuda médica em 24 horas.

A vacinação aliada ao bom manejo do animal, isto é , proteger contra o frio e o vento são umas das principais formas de evitar esta doença. A vacina e uma dose e um reforço para aqueles animais que nunca foram vacinados , mesmo que sejam adultos. Oreforço é feito em uma única dose anual.


domingo, 5 de outubro de 2008

OBESIDADE EM CÃES E GATOS

A obesidade é uma doença muito comum entre os animais, principalmente os cães, porém seguindo algumas dicas de especialistas podemos evitar e ajudar nossos amigos a ter uma vida mais saudável

Como identificar a obesidade no cão:

  • Todo cão adulto que está acima de 20% do peso ideal da raça.
  • Apalpar as costelas do cão, elas não devem ser facilmente vistas.
  • O cão visto por cima deve apresentar cintura.
  • O cão obeso geralmente apresenta muito cansaço e indisposição.

Possíveis causas da obesidade:

  • Falta de exercícios
  • Competição com outros cães durante a refeição
  • Problemas hormonais
  • Estresse
  • Herança hereditária

Decorrentes da obesidade surgem muitas doenças que podem levar o animal a morte, dentre as mais comuns estão:

  • Diabetes
  • Problemas de coração
  • Colesterol
  • Artrose
  • Hérnia de disco
  • Engasgos e tosse
  • Cansaço fácil
  • Altos índices de triglicérides

Algumas raças são mais propensas a obesidades como, por exemplo: beagle, poodle, labrador, golden retriver, basset hound, e cocker.

Em grande parte o dono é considerado o responsável pela doença do animal, pois são eles que alimentam seus animais dando alimentos inadequados o que resulta na obesidade, o grande vilão muitas vezes é o petisco adocicado e agrados em geral, como bordas de pizza, bolachas e até chocolate humano, o que é tóxico para os animais.

O ideal é dar petiscos adequados ao consumo animal.

Se o seu cão apresentar sintomas de obesidade, consulte um veterinário para elaborar uma dieta balanceada.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Giardíase Canina

O que causa esta doença?
É uma doença causada por um parasita (protozoário) conhecido como Giárdia que se aloja no intestino de cães e gatos.

Como é a transmissão?
A ingestão acidental de cistos{ovos} presentes nas fezes, nos alimentos e até mesmo na água. Estes cistos podem sobreviver na água e no ambiente por até 2 meses. Locais com grande fluxo de animais como praças, parques e vias públicas , representam um risco de infecção, já que a presença de cistos nestes locais é muito comum.

Quais são os sintomas?
As fezes ficam pastosas, fétidas ou diarréicas{em jato}Podem ocorrer vômitos,dor abdominal e gases. Conseqüentemente, os animais acometidos podem apresentar perda de peso, desidratação e em casos mais graves irem a óbito.Tanto animais filhotes como adultos estão sujeitos a infecção por Giárdia
Os surtos de giárdia acontecem com mais frequência durante o verão. Por ser uma zoonose pode ser transmitidas aos seres humanos, principalmente para crianças que tenham tido contado com animais infectados. Os sintomas nos humanos são praticamente os mesmos que nos animais.

Como se previne?
A vacinação é importante porque cerca de 80% dos cães infectados são assintomáticos[não apresentam sintomatologia clássica} e podem eliminar os cistos para outros animais e para seres humanos .É considerada pela OMS{Organização Mundial da Saúde}como uma das zoonoses mais prevalentes e importantes em algumas regiões do mundo.
A imunidade é alcançada por uma dose mais um reforço após 21dias,sendo que sem o reforço o animal não fica imunizado. O reforço é anual em uma dose única.
Aliado a vacinação, o controle da Giardíase está relacionado a limpeza do ambiente onde o animal vive, comedouros e bebedouros mantidos sempre limpos. Como são resistentes, os cistos de giárdia podem permanecer no ambiente por longos períodos, onde a reinfestação é muito comum, já existem no mercdo uma ampla variedade de desinfetantes eficazes.

.
Bibliografia consultada Technical Fort Dodge update Express.