sexta-feira, 28 de novembro de 2008

CIA. CANINA CONVIDA 1ª CÃOMINHADA

domingo, 16 de novembro de 2008

DOENÇA PERIODONTAL EM CAES E GATOS


A doença periodontal causa problemas que vão da halitose ao comprometimento geral da saúde do animal. Os cálculos dentários ou ´´tártaro `` é causada pela mineralização da placa bacteriana. Os principais dentes afetados são os caninos, pré-molares e molares. São mais freqüentes em animais com idade a partir dos 3 anos.
As bactérias que conpoem a placa bacteriana são principalmente gram-negativas e anaeróbicas e em conseqüência causam destruição da estrutura gengival e óssea.
As raças predispostas são as raças miniaturas e as braquicefalas.
Os fatores predisponentes são alimentação, a má oclusão dental e a diminuição dos mecanismos de defesa.
As mais freqüentes afecções são: a halitose persistente, a gengivite crônica, a periodontite , perda de dentes, dor e sensibilidade na cavidade oral.Espirros, sangramento bucal, dificuldade de apreensão e mastigação e anorexia.
As conseqüências sistêmicas das doenças orais são que estas podem levar a disseminação bacteriana a outros órgãos através da corrente sanguínea. Esta disseminação bacteriana pode causar lesões em órgãos como os pulmões, no coração, no fígado, nos rins e articulações.
A prevenção da doença peridontal é feita com a ajuda do propretário e com a alimentação correta. Utilizar rações balanceadas, seguir corretamente as indicações de uso.
Dicas para prevenir aparecimento do tártaro:
1-Oferecer somente ração balanceada para seu cão ou gato. As rações possuem todos os componentes que seu animal precisa deixando-o com seus mecanismos de defesa pronto para se defender das bactérias.
2-Não dê sobras de alimentos caseiros porque além de desbalancear a ração os restos alimentares nos dentes acabam por fermentar e proliferar bactérias.
3-Dê petiscos que ajudem a limpar os dentes como por exemplo biscoitos.
4-A escovação diária é importante deste filhote porque o animal se acostumará com a manipulação da região oral facilitando os tratamentos necessários.
5-Usar pasta de dente e dedeira fazendo movimentos circulares em todos os dentes.
A pasta de dente pode ser engolida porque é própria para cães e gatos. Antes e depois de escovação dê um petisco para ele, assim o animal vai associar a escovação de dentes a um ato prazeiroso.
6-A cada 6 meses, leve seu cão ou gato para fazer um check-up e peça ao veterinário para examinar. Caso haja alguma anormalidade, ele pode indicar um especialista.

Um veterinário fala sobre a necessidade de escovar os dentes de cães e gatos diariamente. Assim, é possível prolongar a vida do animal, evitando problemas renais, de fígado e coração.