terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ANCESTRAIS CANINOS


Há cerca de 35 milhões de anos,o Miacis deu origem a uma variedade de canídeos primitivos .Destes, conhecemos mais de 40 tipos que se assemelham aos ursos,ás hienas e aos gatos .No entanto alguns se assemelhavam aos cães:o Cynodictis, por exemplo,assemelhava-se ao Wesh Corgi Cardigan. Esses canídeos, semelhantes aos cães,foram os únicos a sobreviver ao processo evolutivo,e alguns deles são considerados a origem do cão.
Os cães que conhecemos agora surgiram no cenário da Eurásia entre 12 e 14 mil anos atrás .Em um primeiro momento, acreditava-se que seus ancestrais eram um tipo de chacal ou cruzamento entre o chacal e o lobo,porém estudiosos acreditam que seus ancestrais pertenciam á linguagem do lobo cinza menor do sul (Canis lupus pallipes),ainda encontrado na Índia. Durante o período em questão,o lobo cinza era encontrado na Europa,Ásia e América do Norte.
Entre os outros ancestrais do cão encontram-se o lobo lanoso do norte da Índia e do Tibete e o lobo do deserto do Oriente Médio. Certamente todos os cães surgiram de uma dessas linhagens (ou possivelmente de mais de uma em desenvolvimento paralelo) e não estão relacionados geneticamente com quais quer outras espécies.
Recentemente, pesquisas realizadas no DNA canino sugeriram que todos os cães derivam de apenas alguns lobos domesticados na China por volta de 13mil anos atrás.

RAÇAS CANINAS MAIS ANTIGAS

Cinco tipos distintos de cão foram identificados em fósseis datados do inicio da Era do Bronze em 4.500 A.C..

*Mastiffs

• Cães com semelhanças de lobos

*Greyhounds

• Pointers


• Pastores
Essas raças básicas proliferaram por meio da reprodução seletiva e da mutação genética natural, dando origem às centenas de raças que conhecemos hoje.

Fonte: Taylor, David Os cães. Março de 2007

Um comentário: