quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pseudociese ou Gravidez psicológica


O que é a pseudociese?
é um problema hormonal que pode ocorrer em cadelas após aproximadamente 2 meses do cio. Isto ocorre porque o padrão hormonal após o estro (cio) é praticamento o mesmo. A progesterona pode provocar sintomas físicos de gravidez como por exemplo alterações de apetite, inchaço nas mamas e até sintomas psicólogicos como ciúme de algum brinquedo, fazer ninhs, etc.

Qualquer fêmea pode apresentar estes sintomas?
Acomete fêmeas na sua maioria de pequeno porte, mesmo porque estas são animais de companhia sendo mais fácil acompanhar estes sintomas.
Vale lembrar que nem todas as fêmeas apresentam este disturbio, nem sempre aparece em todos os cios e os sintomas podem variar, é rara a ocorrência em gatas.

Ouais são os riscos da Gravidez Psicológica ?
É importante ficar atento porque neste período conhecido como metaestro quando vários hormônos estão agindo é comum ocorrer a Hiperplasia Cística Endometrial -HCE- tanbém conhecida como piometra .
A piometra é uma infecção uterina cujo principal agente envolvido é a bactéria Escherichia coli que leva a produção de pûs no interior do útero e pode levar o animal a morte.
Há ou riscos como a ocorrência de mamite que é uma inflamação das mamas devido o excesso de produção de leite Cadelas ou gatas podem se lamber e até fazer a sucção do leite levando a disturbios gastrointestinais .
Há risco do leite empedrar pelo excesso de produção de leite e levar a formação de tumores mamários.

Como fazer para tratar/previnir estes sintomas?
Quando a cadela desenvolver sintomas de pseudiciese é necessário medicá-la para que estes sintomas cessem.
Também é necessária uma avaliaçao clínica porque em muitos casos é necessário o tratamento cirurgico quando a a cadela apresantar sintomas como aumento de volume abdominal, vômitos e inapetência
A prevenção é a castração com retirada de úteros e ovários.
Estudos mostram que cadelas castradas antas do primeiro cio nunca desenvolveram tumores mamários.

3 comentários:

  1. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir
  2. Realmente estou perdida com duas cadelas psicologicamente gravidas em casa uma submissa outra louca, estou perdida.............

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir