quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ERLICHIOSE CANINA


É uma doença transmitida por uma riquétsia, a Erlichia canis, que tem como principal vetor o carrapato do cão Riphicephallus sanguineus.
Os sinas clínicos aparecem após 8-16 dias da picada do carrapato infectado e dura de 2 a 4 semanas. Os sintomas são febre, depressão, anorexia, hepatomegalia, vômitos, linfoadenopatia.
Também pode ocorrer edema de membros, ataxia e opacidade de córnea. Em casos graves pode ocorrer hemorragias
O hemograma dá indícios quando ocorre a trombocitopenia e anemia de moderada a grave. Os testes sorológicos confirmam o diagnostico.
O tratamento é feito com antibióticos para este fim e deve ser monitorado pelo clínico veterinário por 2-4 semanas dependendo de cada caso. O tratamento é efetivo se conseguirmos eliminar o microorganismo do animal através do declínio gradativo de titulação através de teste sorológicos até chegar a níveis não detectáveis ao termino de 6 a 12 semanas pós-tratamento. Pelo fato da erlichiose poder tornar-se uma doença crônica recomenda-se fazer testes periódicos.
A prevenção é a forma mais eficaz de se evitar a doença. O uso de carrapaticidas é eficaz uma vez que no carrapato não existe forma de transmissão transovariana.
No caso em que não é possível exterminar o carrapato, a dose terapêutica para a prevenção é a administração de baixas doses de antibióticos continuamente em áreas enzoóticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário