domingo, 14 de dezembro de 2008

ALERGIA

A causa mais comum das visitas aos consultórios veterinários

Alergia é um estado de reação exacerbada do sistema imunológico a agentes distintos, determinado por predisposição genética com desenvolvimento espontâneo.

É desencadeada por exposições freqüentes a estes agentes que podem ser ácaros de pó, fungos, bolores, alimentos, agentes químicos entre outros. Quando estes agentes são capazes de desencadear um processo alérgico recebem a denominação de alérgeno , portanto, qualquer substância pode ser um alérgeno em potencial.

Dentre as diversas modalidades de expressão das alergias podemos citar dentre as mais comuns a DAPP- Dermatite Alérgica Por Picada de Pulgas, a hipersensibilidade alimentar, a atopia e as síndromes respiratórias como a doença pulmonar obstrutiva crônica-a DPOC.

As manifestações dermatológicas mais comuns são prurido de intensidade variável com tendência a cronicidade e piora e infecções primárias e secundárias entre outros achados.

As doenças tireoideanas , infecções de pele, as picadas de pulgas e micoses podem causar sintomas semelhantes aos da alergias, portanto um diagnóstico preciso possui inestimável importância.

A principal causa do prurido são os ectoparasitas externos como pulgas e carrapatos que aparecem com maior intensidade na primavera/verão. Mantenha sempre seu pet livre de ectoparasitas com aplicações mensais de anti-pulgas. Além da alergia, as pulgas causam verminose que pode passar para sua família .

A forma mais segura para o diagnóstico e controle da alergia é tratar o problema assim que ele aparecer. A pele de seu cão ou gato é seu órgâo de choque, isto é, desde os problemas nutricionais até os endócrinos têm reflexo na pele e nos pêlos do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário