domingo, 11 de janeiro de 2009

OSTEOARTRITE: PREVENÇAO E TRATAMENTO

A osteoartrite é uma doença degenerativa, que deteriora as cartilagensdas articulações do animal, fazendo que ele sinta dor e desconforto na hora de correr pular e passear.
Os principais sintomas são dificuldade em se levantar, dificuldade para subir escadas, mancar, apresentar passo anormal e sustentar menos peso no membro afetado. Se seu cão apresentar um desses sintomas pode ser indicio de osteoartrite.
As causas desta doença ou os fatores predisponentes são:
- ter mais de 7 anos de idade;
-cães de grande porte em qualquer idade
-fazer exercícios exagerados e de maneira incorreta;
-ter excesso de peso;
-traumatismos ou operações articulares;
-doenças congênitas
A prevenção é a melhor forma de manter as articulações saudáveis e resistentes.Algumas dicas para a prevenção da osteoartrite:
-praticar exercícios regularmente levando em consideração a condição física e a idade:
-controlar o peso; quando o cachorro senta ou se levanta, cada joelho suporta 9 vezes o peso de seu corpo. Por exemplo: se seu cão está com 3 quilos acima do peso significa que ele está suportando 27 quilos adicionais em cada joelho:
-evitar que fique em superfícies lisas e escorregadiças:
-Alimentaçâo adequada com aporte ideal com vitaminas e sais minerais:
-Proteger as articulações com um condroprotetor, produto que melhora a lubrificação. Diminuí a inflamação e contém nutrientes necessários para funcionar de forma ótima, atrasando a evolução da doença e melhorando a movimentação do animal.
O efeito do condroprotetor é progressivo e deve ser seguido corretamente sem interrupção do tratamento. Em alguns casos é necessário o uso de analgésicos ou antiinflamatórios para o alívio da dor. Somente o condroprotetor ataca a origem do problema já que age diretamente na cartilagem.

6 comentários:

  1. Meu beagle de 07 anos de idade está acima do peso e mancando da pata traseira direita. Há alguns meses ele vem apresentando esse sintoma, mas era esporádico. Porém há cerca de 01 mês piorou muito. Reduzi a ração e ele já perdeu algum peso e faz caminhadas diariamente, mas não melhorou. Iniciei Corticoide (prednisona 30mg/dia por 04 dias), mas mesmo assim ele não melhorou e, por precaução já suspendi a medicação. Eu poderia fazer o Condroprotetor associado ao AINH? E, se for possível, poderia ser o Fortiflex (Virbac) + Previcox? O Fortiflex deve ser usado por no mínimo 01 mês, mas por quanto tempo posso usar o Previcox? É necessário fazer protetor gástrico? Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  2. O Previcox pode ser usado de 5 a 7 dias sempre com indicação do veterinário.Qualquer AINH pode causar problemas gástricos como vómitos ou diarreia.Caso ocorra algum sintoma vc deve suspender a medicação.Para usar por mais de 07 dias é necéssario um acompanhamento,Se o animal for nefropata ou tiver algum comprometimento renal, não usar.A resposta do condroprotetor é esperada após 6 semanas de uso .Controle o peso e faça caminhadas leves para não sobrecarregar as articulações. Boa sorte com seu Beagle.Dra. Cristiane

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra.,

    Estou muito preocupada, a minha cachorrinha tem 11 anos, é vira-lata e repentinamente parou de andar. A levei ao médico e o diagnóstico foi osteoartrite. Ela está tomando Benerva 2x ao dia mas no 3 dia de medicação ela começou a vomitar a ração... As fezes estão normais, mas nao vejo nenhuma evolução do quadro. Hoje na internet soube do Previcox e fiquei mais animada. Você acredita que só com o Previcox ela volte a andar? Por favor, aguardo resposta.
    Muito obrigada, Amanda.

    ResponderExcluir
  4. O Previcox é um anti- inflamatório ótimo porém muito caro. Existem outros que podem até ser manipulados para baratear o custo porque as vezes é necessário usar por um longo periodo para controle dor crõnica.
    é interessante também usar um condroprotetor a base de glucosamina e controitina que são lubrificantes e antiinflamatório naturais da cartilagem
    Você deve suspender o Benerva porque vômito é um dos efeitos colaterais ou retornar ao medico para ajustar a dose. Dra Cristiane

    ResponderExcluir
  5. Olá dra.
    A mais de 6 meses minha cadela com 6 anos começou com problemas de articulação, levei no veterinario e o diagnóstico osteoartrite e começei o tratamento com anti-inflamatórios iniciais e uma seguencia de condroton q seria para sempre, mas mesmo com o condrotom ela veio piorando e ficando com as pernas cada vez mais fracas, não sei o q fazer será que tem algum medicamento mais eficiente que talvez meu veterínário não conheca?

    ResponderExcluir
  6. Oi Michele
    O diagnóstico de osteoartrite é feito com base nos sintomas e exames como o raio X que irá confirmar o diagnostico .Em um caso cronico sempre é bom ter a opinião de 2 vets.
    Vc pode tambem procurar a Acupuntura para aliviar os sintomas,ok
    Att.Dra Khris

    ResponderExcluir