terça-feira, 24 de março de 2009

DISTURBIOS ALÉRGICOS DE PELE – ATOPIA

A atopia (dermatite inalante alérgica) é comum em cães e também ocorre em gatos. A atopia se caracteriza por problema cutâneo pruriginoso, estacional ou não Os sinais clínicos nos cães incluem o esfregar da face, lambedura ou mordedura dos pés., prurido axilar ou inguinal e otite externa. Também , em alguns casos , se pode observar conjuntivite e piodermite ( infecção bacteriana) secundária .
Há 3 tipos de opções para o tratamento da atopia. Preferencialmente, o antígeno agressor é retirado do ambiente onde vive o animal. Por exemplo, material como lã ou penas deve ser removido se o animal for alérgico a elas. Os cães podem ser alérgicos também a pelos de gatos, coelhos , cavalos e as penas de outros pássaros. As medidas de controle da poeira domestica devem ser empregadas se o animal for alérgico. Tendo em vista que as camas são fontes de poeiras e fungos,, estas devem ser encapadas com protetores de vinil fechados com zíper. Carpetes e mobiliário devem merecer a ação de aspiradores de pó regularmente.
Se não for possível evitar o alérgeno agressor, ( por exemplo polens) o tratamento sintomático, utilizando corticósteroides e anti hisctaminicos, ou a imunoterapia com extratos alergenicos podem ser usados. Geralmente , a imunoterapia é indicada para animais que não toleram a corticoterapia, que não melhoram com a terapeuttica anti histamínica ou que apresentem sinais de atopia por mais de 4 meses durante um ano.

Fonte: Lorenz, Michael D. Terapêutica Clinica em pequenos animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário