quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Porquinho da India como animal de estimação

Porquinho da <span class=O popular porquinho da india pertence a especie Cavia Porcellus .é encontrado em toda a América do Sul onde , provavelmente é seu continente de origem.
Na natureza vive em grupos de 10 animais e alimenta-se de gramíneas sendo estas fundamentais para sua alimentação porque como os seres humanos eles não conseguem sintetizar em seu próprio organismo a vitamina C.
Estes pequenos animais são companheiros dos homens há vários séculos. Os primeiros relatos da sua existência data do Império Inca onde varias múmias destes animais foram encontrados nas tumbas do Peru. Estes animais eram usados como alimentação por ser uma rica fonte de proteína e em sacrifícios religiosos .
A origem de seu nome data das Grandes Navegações, quando os europeus passaram por este continente acreditando ser as Indias.

Cuidados de Manejo

É importante dizer que estes animais são extremamente sociaveis e ficarão deprimidos se ficarem muito tempo sozinhos, sem companhia. São indicados para crianças, pelo temperamento dócil.
Podem viver em apartamento, mas requerem gaiola
que deve ter no mínimo 1 metro quadrado, ter comedouros pesados e bebedouro tipo mamadeira, protegida de sol e vento, e precisam ficar pelo menos uma hora por dia fora dela.

Sao herbívoros e folhas de couve que é rica em vit. C não deve faltar na sua alimentação . Compre ração especial para a espécie e caso não encontre ofereça a de coelhos, mas fique atento porque ela não é balanceada para a sua espécie, sua dieta inclui feno seco, banana, maçã sem casca, laranja, couve, repolho, espinafre, cenoura, pepino, tomate e beterraba.
A principal doença que o porquinho pode sofrer é o Escorbuto causado pela deficiência da vitamina C.
Fontes de vitamina C: couve, capim e folhas verde-escuro.
Atenção: Não dê alface porque mesmo em pequena quantidade pode causar diarréia que pode ser fatal.


Copyright Companhia Canina Pet Shop - Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É permitida a sua reprodução sem alterações
desde que seja citada a autora
e o link http://www.ciacanina.blogspot.com


Um comentário:

  1. olá tenho 13 anos e eu goataria muito de adotar um porquinho da india pois a minha morreu faz poucos dias e eu estou muito infeliz e sem vontade de viver quria um se algum puder me doar eu agradeço bjos andressa

    ResponderExcluir