terça-feira, 3 de novembro de 2009

Raças de Cães: Lhasa Apso

Cães De Companhia

Lhasa Apso


Antes do século XX, este cão era raramente era visto fora de sua terra natal. As origens exatas de seu nome permanecem obscuras-Lhasa foi provavelmente tirada da capital do Tibete ,mas Apso poderia ter derivado das palavras tibetanas abso seng kye, que significa “cão sentinela que late ”, ou rapso, que significa “cabra”,provavelmente uma alusão á longa e dura pelagem da raça.

História

Este cão foi criado, durante pelo menos 2 mil anos, apenas no Tibete por monges e nobres, usado como cão de guarda em templos e monastérios e considerado como um cão sagrado, pois se acreditava que, quando o dono morria seu espírito entrava no corpo do Lhasa Apso. Felizmente esses preciosos cães se espalharam para outras partes do mundo, principalmente por causa do Dalai Lama, o líder do Tibete que os presenteava aos diplomatas estrangeiros visitantes. A raça foi vista pela primeira vez na Grã-Bretanha em meados da década de 1920, tendo sido posteriormente introduzida nos Estado Unidos na década seguinte.

Temperamento

Forte, inteligente e amigo, pode se tornar um excelente cão de estimação, mas é instintivamente reservado com estranhos.

Características:

Pelagem: pelagem externa longa, dura e lisa, com uma subpelagem espessa. A pelagem se reparte na extensão da espinha dorsal. As cores são areia, mel, dourado, ardósia, grisalho escuro, esfumaçado, preto, branco, marrom ou bicolor.

Cauda: muito emplumada, de inserção alta, encaracolada sobre o dorso. A extremidade da cauda se retorce.

Pernas: muitíssimos emplumadas, de membros anteriores retos e posteriores musculosos e bem desenvolvidos.

Corpo: em proporção, mais longo do que a altura, de dorso retilíneo e lombo forte.

Patas: bem emplumadas, compactas e arredondadas, e almofadas plantares notavelmente espessas.

Cabeça: crânio estreito, trufa nasal preta, com stop de tamanho médio, e pelos longos que compõem os bigodes e a barba.

Orelhas: em franjas abundantes e pendentes.

Olhos: marrom-escuros, de tamanho médio e ovóides, não devendo apresentar o branco nem na base superior do olho.

Tamanho: Machos 25,4cm, Fêmeas um pouco menores.
Cuidados com a pelagem: por causa das cores douradas e mel, o Lhasa Apso é chamado as vezes de cão leão do tibete. Esta bela e longa pelagem pode facilmente se embaraçar. portanto a escovação e os cuidados regulares são necessários.
Nome alternativo: No Reino Unido. a raça também é conhecida por Apso Tibetano

Fonte: Os cães , David Taylor.

6 comentários:

  1. Eu aceito cachorros da rasa hiasa apson qualquer coisa entra em contato pelo imael tatianecristiensoares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu quero uma cachorrinha lhasa apso. se alguem quiser me doar uma.
    entre em contato no e-mail
    ttata_84@hotmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. eu quero um cachorro ihasa apso a minha morreu e eu naum consiguo outra e minha mãe esta en depreçâo por causa da nossa ex cachorrinha entre en contato msn lucas7gtiradentes@hotmail.com e o e-mail e vlmcm@terra.com.br

    ResponderExcluir
  4. lúcia disse:
    Meu maior sonho e ter uma lhasa apson, mais infelismente não tenho condições de comprar.
    Se alguem poderme doar uma serei muito agradecida meu mail e
    souza2630@terra.com.br
    25de março de 2010

    ResponderExcluir
  5. rosilene camargo dos santos15 de janeiro de 2011 às 13:58

    gostaria muito de ter um cachorro lhasa mas nao tenho condiçoes de comprar por se alguem tiver o interesse de doar ;meu nº(41)30353565 ou (41)88407041 entre em contato com migo moro em sao jose dos pinhais parana eu tinha um cachorro lhasa preto o nome dele era tobi mas infelismente ele foi atropelado e morreu entrei em deppresao e ate hoje sofro muito quando lembro dele por isso lhe peço doe em caozinho lhiasa para mim so assim me sentirei melhor desde ja agradeço compreençao obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Realmente os lhasas sao maravilhosos....mas todo cão de pelagem longa exigente um trabalho dobrado. E o valor de compra torna-se insignificante se comparado a outras despesas mensais e necessárias.
    Portanto, que não tem condições de comprar, tão pouco terá condições de arcar com as elevadas despesas financeiras com o cão!

    ResponderExcluir