sábado, 20 de setembro de 2008

Mitos sobre a personalidade e doenças atribuídas aos felinos


Quem não conhece bem os gatos costuma dizer que eles são bichos antipáticos, ariscos, traiçoeiros e que não se apegam aos donos. Puro preconceito. A questão é que os gatos são dotados de uma autonomia emocional muito maior que os cães e um exemplo disso é a menor ansiedade causada pela separação quando seu dono não está em casa. Quem já viu um gato se enroscar nas pernas do seu dono, sabe o quanto estes animais são carinhosos. Além de outros comportamentos amistosos como pedir carinho esfregando a cabeça na mão do dono, rolar e se alimentar assim que o dono chega em casa.

Outro mito é que gatinhos não servem de animal de estimação para crianças. Estes podem ser ótimas companhias dependendo da personalidade dos bichanos, porque como acontece com os cães existem animais mais ou menos agressivos.

Outro mito muito prejudicial em relação aos gatos é a idéia generalizada que estes animais são os principais transmissores de toxoplasmose aos seres humanos atingindo principalmente as mulheres grávidas. Em primeiro lugar existem gatos infectados e gatos não-infectados, isto é, gatos que possuem este verme e outros que não possuem este verme.

O importante é saber que as fezes dos gatos com os oocistos ( ovos dos parasitas ) somente se tornam perigosos quando a caixa permanecer mais de 48 horas sem ser limpa e as fezes secarem na areia, tornando perigoso a inalação da forma infectante ( os oocistos ).

Outro mito: os gatos transmitem asma. A asma é uma reação alérgica e alergia não é transmissível. O que pode acontecer é uma predisposição a doença e o pêlo de qualquer animal, ou qualquer alérgeno, desencadear a asma. Aquele ``barulhinho`` que ouvimos no gato e que muitas pessoas associam com asma é o ronronar e os gatos o fazem principalmente quando estão satisfeitos.

2 comentários:

  1. Tenho um casal de gatinhos e o macho possui esta deficiência urinária. Vou seguir todas as orientações dadas no blog com a pretenção de fazer diminuir o aparecimento de sintomas.
    Tenho também a informação de que o gato só transmite a toxoplasmose se andar solto na rua ou se comer carne crua (a ingestão de carne crua ou mal passada, como tanta gente gosta, também é responsável pela doença nos adultos, independente de possuir gatos). No caso de gatos que vivem em apartamentos e só comem ração, estão imunes à transissão da doença. É confiável esta informação? Pesquisei isso quando comprei os meus dois gatinhos por causa das crianças que tenho.
    ELENA

    ResponderExcluir
  2. Elena, obrigada por acessar o blog.
    Postei matérias sobre a Toxoplasmose Felina,Imunidade atixa e passiva.
    Espero ter esclarecido suas dúvidas e aguardo novas sugestões.
    Um lembrete:estou postando matérias diárias e espero suas visitas!
    Um grande abraço.
    Cristiane

    ResponderExcluir