domingo, 21 de setembro de 2008

A SAÚDE DO GATO


Conheça as principais doenças e saiba como identificá-las.
Ácaros de ouvidos: é um dos problemas mais comuns nos gatos que têm acesso á rua. Se não for tratado pode levar a uma infecção grave até a surdez se atingir o ouvido interno. Os sintomas são muita coceira, queda de pelos na região próxima as orelhas e secreção escura que pode ser observada no interior dos ouvidos. Você deve acostumar seu gato semanalmente a uma limpeza com gaze cirúrgica e passá-la delicadamente no interior da orelha do gato observando a secreção.Se observar qualquer alteração, leve seu bichano para uma consulta. Nunca use cotonetes ou coloque álcool ou qualquer outro liquido nos ouvidos dele porque a umidade pode propiciar a proliferação de bactérias e fungos.
Bola de pêlos : é o acúmulo de pêlos soltos no aparelho digestivo. Animais de pêlo longo são os mais propícios porque ingerem maior quantidade de pêlos quando fazem sua higiene. A escovação diária melhora o problema porque o pêlo morto acaba saindo na escova. Os gatos eliminam estes pêlos através do vômito das bolas de pêlo.Também existem no mercado produtos e rações com ingredientes que ajudam a eliminá-las.
Doenças do trato urinário (DTUIF) : São desordens que acometem o trato urinário dos felinos e infelizmente um dos problemas mais graves.Atingem em geral gatos jovens, com prevalência dos machos castrados e sedentários. Os sinais mais comuns são sangue na urina, dificuldade de urinar, ficar muito tempo na posição de urinar, urina em pequena quantidade e várias vezes, vocalização excessiva e dor na região abdominal.Muitos proprietários não percebem os primeiros sintomas e só associam algum problema quanto os gatos param de comer e tem episódios de vômitos, geralmente amarelados.
Neste caso você deve procurar ajuda imediatamente se observar alguns desses sintomas, já que pode ocorrer o comprometimento dos rins e o gato correr risco de óbito .É comum a reincidência do problema mas você deve ter em mente que algumas atitudes simples minimizam o problema. Tenho sete dicas fundamentais:
1. Exercite seu gato.Tenha bolinhas pelo chão, compre brinquedinhos com catnip, deixe ele ter acesso a casa toda, pendure guizos nas portas, coloque prateleiras para o seu gato pular.
2. Tenha muita água a disposição de seu gato. Tenha pelo menos três recipientes de água á disposição de seu gato e troque diariamente a água que deve estar descansada caso for de torneira.Faça assim: retire a água e deixe descansar por 1 dia para eliminar o excesso de cloro.Se puder ofereça água mineral.Pense na possibilidade de ter pequenas fontes de água em movimento para seu bichano beber.
3. Cuide da alimentação. Procure rações especificas para este problema e tenha mais de uma opção para variar o cardápio.Lembre que o gato é mais seletivo que o cão.
4. Crie hábitos. Um dos principais erros dos proprietários de gatos é dar alimento em excesso deixando uma grande quantidade de alimentos á disposição.Este comportamento humano de deixar muito alimento acaba deixando o gato obeso se ele tiver predisposição aos ``quilos a mais`` e o levará á má alimentação porque após um curto período de tempo a ração perde vitaminas essências só servindo para engordar seu bichano. A dica é antes de sair de casa dar pequenos punhados de ração até que ele deixe um pouco no prato. Não se preocupe: os gatos jovens chegam a dormir por mais de 14 horas por dia e os idosos até 22 horas. Se você fica em casa alimente seu gato por volta de 6 vezes ao dia e só dê se ele pedir.
5. Alimentos úmidos. Ofereça alimentos úmidos como latas e saches. A quantidade do sache é suficiente para alimentar 1 gato por dia. A grande quantidade de água contida nestes alimentos( 80%) é ótima para gatos que não gostam muito de beber água. A lata de alimento úmido deve ser consumida no máximo em dois dias para não perder suas qualidades nutricionais e não cheirar mal na sua geladeira.
6. Mantenha o calendário de vacinação e de vermifugação sempre em dia. Faça consultas periódicas, controle laboratorial para prevenir problemas.
7. Pense na possibilidade de ter mais um gato em casa.O gato é um animal limpo, econômico, tem porte pequeno e é silencioso. Com outro gato em casa as brincadeiras e as alegrias se multiplicarão.

Um comentário:

  1. adoro saber sobre gatos tenho 4 me mendem emails sobre eles. ok? gui.perfect.enf@hotmail.com

    ResponderExcluir