terça-feira, 23 de setembro de 2008

DICAS DE ADESTRAMENTO: O COMPORTAMENTO ANIMAL


Como fazer para ter um cãozinho educado

Quando adquirimos um filhote, uma das nossas principais preocupações, além de sua saúde, é o seu comportamento.
A personalidade canina é formada muito cedo, desde o nascimento observamos o comportamento de alguns filhotes que se sobressaem na ninhada principalmente pelo tamanho e pela forma como agem na ninhada: alguns são mais agressivos, outros mais tímidos, outros mais ativos, etc.
Aqui falaremos dos erros mais comuns e daremos algumas dicas para você compreender o seu mascote

1. Liderança
Desde cedo o filhote deve compreender quem é o líder do grupo, ou seja,por ancestralmente viverem em matilhas, os cães obedecem ao líder do grupo.
Então, através de brincadeiras faça o cãozinho compreender que você é o líder .Você deve sempre vencer as brincadeiras para que seu filhote entender que é você quem manda.
Um dos erros mais comuns nas brincadeiras com cães é o cabo de guerra. Este tipo de brincadeira acaba estimulando a agressividade do cão e estimulando o ataque a outros cães e até às pessoas.

2. Deixar o cão pular
Não deixar que o cão pule em você é importante para evitar possíveis acidentes principalmente com crianças e pessoas idosas. Por isso quando o cão fazer menção em pular, levante o joelho para que ele não consiga se equilibrar em você. Outra forma é seguras suas patas dianteiras e apertar para que ele associe o ato de pular com o mal estar de ser seguro pelas patas,

3. Fazer xixi fora do lugar
Esta provavelmente é a principal reclamação dos proprietários em relação ao comportamento dos cães.
Em primeiro lugar você deve restringir a área do filhote. Deixar um jornal ou um tapete higiênico em um local que fique longe do seu alimento e de sua cama. Geralmente os filhotes fazem sas necessidades quando terminam de se alimentar. Nesta hora, fique próximo do filhote e o elogie se ele acertou. Caso ele erre o lugar não dê bronca limpe o local e tenha paciência. Á medida que ele for acertando você irá aumentando o seu espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário