terça-feira, 30 de setembro de 2008

IMUNIDADE


A imunidade é a capacidade de resistir ao ataque de agentes patógenos, isto é, agentes que têm a capacidade de produzir doenças. A imunidade pode ser ativa ou passiva.
A imunidade ativa é aquela que adquirimos quando entramos em contato com um agente causador de doença e nosso organismo produz anticorpos específicos, isto é substâncias químicas que se ligam ao agente atacando e destruindo. Depois da cura aqueles anticorpos permanecem no sangue por meses,anos e até por toda vida como ocorre em seres humanos.
Se ocorrer portanto, um novo desafio pelo mesmo agente a ´´memória imunológica´´ entrará em ação passando a informação para os linfócitos, a célula branca especializada na produção de anticorpos, e o agente não terá tempo de iniciar a infecção. Chamamos esta imunidade de imunidade ativa natural porque o organismo precisa sofrer a infecção, vencê-la e produzir anticorpos naturalmente.
Em alguns casos, a imunidade ativa pode ser adquirida artificialmente pela aplicação de vacinas.
A imunidade passiva, como o próprio nome indica, não exige esforço do organismo para ser produzida é conseguida quando anticorpos produzidos em outro organismo são transferidos para outro organismo. Um exemplo de imunidade passiva ocorre em bebês que ainda estão no útero e recebem através do cordão umbilical os anticorpos maternos. Estes anticorpos, porém, só duram algum tempo após o nascimento.Com a amamentação a mãe continua fornecendo os anticorpos via leite.
Outro tipo de imunidade passiva é adquirida através de soros. O soro antiofídico, o anti-rábico são exemplos. Esse tipo de soro é feito aplicando-se antígenos(o próprio veneno)
em cavalos Depois de algum tempo, quando os animais já produziram anticorpo sem quantidade suficiente, extrai-se o plasma(parte líquida do sangue) e com este material produz-se os soros específicos. Os soros são muito úteis nos casos de emergências, mas não estimulam a produção de anticorpos no organismo.
A melhor forma de se adquirir imunidade contra determinada doença é através da vacinação. É um tipo de imunidade ativa adquirida conseguida pela introdução de microorganismos patógenos mortos ou inativos ou alguma parte de suas proteínas por via de injeção, provocando uma resposta imunológica , estimulando os linfócitos a produzir anticorpos específicos,mas sem produzir a doença.
A vacinação consiste na mais efetiva proteção contra doenças infecciosas como a raiva , a panleucopenia, a cinomose entre outras doenças fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário