sexta-feira, 17 de abril de 2009

A posse responsável

Ao adotar ou comprar um animal de estimação, o futuro dono deve levar em consideração muitas questões práticas com que terá de se deparar no decorrer da vida do animal. Um cão não é um brinquedo para crianças, é um ser vivo que exige disponibilidade de tempo, recursos financeiros, espaço e atenção. Outro elemento que deve ser levado em consideração são as características do animal em relação ao comportamento. As muitas raças apresentam diferentes perfis psicológicos, determinando comportamentos que podem ser desejáveis ou não para o futuro proprietário. Cães com grande vigor físico, por exemplo, em geral não se adaptam a espaços restritos ou a pessoas com pouca disponibilidade para passeios. Portanto, ao optar por um cão de raça, é importante que o futuro dono leve em consideração também essas particularidades, não só o aspecto mais aparente da raça. Com os cães SRD, o perfil psicológico pode ser apreendido observando como cada membro da ninhada se comporta individualmente. Dito isso, e pensando nos conceitos de cidadania desenvolvidos nos últimos tempos, podemos pensar numa lista de atitudes que caracterizam a posse responsável. São elas:

1. Leve seu animal de estimação com regularidade ao veterinário. Os cuidados profissionais são importantes na manutenção da saúde do animal.

2. Fique atento às datas anuais de vacinação contra raiva e outras doenças que podem ser evitadas.

3. O veterinário também deve prescrever vermífugos, que devem ser dados regularmente ao animal.

4. Na hora dos passeios, não deixe o animal solto na rua. Ele deve sempre estar acompanhado de uma pessoa que possa contê-lo e estar equipado de coleira, guia e plaqueta de identificação.

5. Estabeleça horários para passeios diários com seu cão, para que ele tenha contato com outros humanos e cães e também para que ele se exercite.

6. Recolha as fezes de seu animal durante os passeios e mantenha o ambiente em que ele vive asseado.

7. Alimente seu cão com ração, pois ela oferece todos os nutrientes necessários para a saúde do seu amigo.

8. Deixe água limpa sempre disponível para seu cão. Limpe o recipiente e troque o líquido com regularidade.

9. Dê banhos regulares no seu cão. O veterinário pode indicar com precisão a regularidade das lavagens.

10. Ofereça atenção e afeto ao seu animal de estimação. Brinque com ele, interaja com o seu cão.

11. Considere a possibilidade de adotar animais que estejam em abrigos públicos ou privados. Informe-se no local sobre as características psicológicas do animal.

12. Adestre o animal, em casa ou com a ajuda de um profissional. Escolas podem ajudar em adestramentos específicos (guarda, guia etc.)

13. Registre seu animal no Centro de Controle de Zoonoses ou em um veterinário credenciado. Mantenha o cão sempre com a coleira e a plaqueta de identificação.

14. Se decidir cruzar seu cão, tenha em mente o que fará com os filhotes. A responsabilidade pela ninhada, por encontrar donos conscientes e responsáveis é, em primeiro lugar, sua.

15. Opte pela castração caso não deseje acasalar seu cão. Descuidos podem gerar ninhadas e problemas para o proprietário que não deseja reproduzir seu animal.

16. No caso de raças com propensão à agressividade ou de cães mais ferozes, tome todos os cuidados necessários para que seu animal não fira pessoas ou outros animais. Muros altos, mantenha os portões sempre fechados, saia com o animal sempre com guia e focinheira, coloque placas avisando que o cão é feroz em lugares de fácil visualização.

Mais do que seguir uma lista de regras predefinidas, o dono consciente e responsável deve sempre levar em consideração que o seu cão é um ser social, que participa da comunidade no qual o dono está inserido. Para evitar inconvenientes, é importante criar condições para que animal e sociedade convivam de maneira sadia, respeitando os seres humanos que dividem espaço com seu cão e, ao mesmo tempo, garantindo a segurança e o bem-estar do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário