terça-feira, 21 de abril de 2009

Vermifugação

Vermes são parasitos do trato gastrintestinal e de outros órgãos que causam danos à saúde dos animais e dos homens, existem algumas doenças que são transmitidas do animal para homem que são chamadas de zoonoses.
As doenças transmitidas ao homem pelos vermes dos animais, como bicho geográfico ou Larva Migrans Cutânea é causado por larvas do Ancylostoma que causam dermatites e coceiras intensas.
A Larva Migrans Visceral causada por larvas de Toxocara se alojam nos olhos e no sistema nervoso central.
A Hidatidose Cística causada pelas larvas de Echinococcus causam danos ao fígado, baço e ao sistema nervosos central.
A Dipilidiose a contaminação é acidental ao ingerir ovos de pulga contaminada por Dipylidium caninum, os sintomas são dores abdominais, diarréia e perda de peso.
Principais vermes de cães e gatos: Áscaris: são encontrados em cães e gatos, principalmente nos filhotes. Toxocara canis(Larva Migrans Visceral), Toxascaris leonina e Toxocara cati. Ancilostomas: Os mais comuns são Ancylostoma caninum em cães e Ancylostoma tubaeforme em gatos. Cestóides: o que comumente infesta cães e gatos é o Dipylidium caninum. Tais animais adquirem a infecção ingerindo pulgas.
Os sintomas de um animal com verminose são: apetite inconstante, abdômen abaulado, vômito, cólicas, fezes amolecidas com sangue, presença de vermes nas fezes e no vômito, emagrecimento, pêlos arrepiados, animal arrasta o¨bumbum¨no chão, irritabilidade, podendo apresentar sintomas neurológicos(ataques epiléticos) e levar até à morte. Muitas doenças sistêmicas (a vírus ou bactérias) ou dermatológicas têm insucesso no tratamento devido ao animal estar cheio de vermes.
Para controlar as verminoses faça visitas periódicas ao médico veterinário, onde são feitos testes parasitológicos e dependendo do tipo de verme escolherá um esquema adequado de vermifugação. A vermifugação não deve ser feita somente quando o animal estiver infectado. Deve ser instituída uma rotina preventiva. Para canis e gatis isso deve ser uma prioridade.
O vermífugo mais apropriado para se usar em filhotes são os vermífugos em forma de suspensão. Recomenda-se uma dose de reforço após 15 dias.
O filhote deve ser vermifugado a cada 3 meses.
O vermífugo ideal para cães adultos são os vermífugos de amplo espectro, indicado no combate dos principais nematódeos e cestódeos. Recomenda-se uma dose de reforço após 15 dias.
O cão adulto deve ser vermifugado a cada 6 meses.
As dosagens variam de acordo com o peso dos animais e devem ser indicadas pelo veterinário.
A freqüência que devemos vermifugar o nossos cãozinhos depende da idade do animal:
Filhotes durante a amamentação e após o desmame,
Jovens a cada três meses,
Adultos intervalos de três a seis meses,
Fêmeas adultas antes do cruzamento e dez dias antes do parto.
As medidas profiláticas que devemos tomar além da vermifugação são: recolher as fezes do seu animal, uso de desinfetante no quintal freqüentemente, para eliminar os ovos e vermes que permanecem no ambiente.
Higiene dos comedouros e bebedouros diariamente.
No caso de infestações pelo Dipylidium caninum é necessário um controle concomitante das pulgas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário