domingo, 22 de março de 2009

COMPORTAMENTO ANIMAL - LATIDOS EXCESSIVOS

Os latidos são a forma de comunicação dos cães. Pesquisa realizada na Hungria recentemente, demonstrou que as pessoas, sendo ou não proprietárias de cães, são capazes de reconhecer os diversos tipos de latidos em seus diferentes contextos através de escutas gravadas. Isto demonstra que não é preciso ser conhecedor de latidos caninos para captar que um latido quer dizer. Neste estudo podemos chegar a conclusão que devido o profundo e estreito relacionamento entre homens e cães, que remonta há milhares de anos nos aprendemos a interpretar seus latidos.

O cão pode latir por vários motivos, entre eles:

- o latido de alerta quando o cão percebe um intruso em seu território, geralmente este latido é mais forte e seguido de rosnados.

- o latido de alegria, onde o cão late forte mas com latidos mais curtos e agudos.

-o latido de medo, com latidos mais longos mas não tão fortes associado ao comportamento arredio e com ganidos.

O `latidor``

O cão latidor é aquele que se exacerba na sua comunicação.

É um problema de comportamento grave que além de incomodar a família onde está inserido o cão , afeta a vizinhança e por vezes a comunidade. Será que o cão que late demais tem um problema de comunicação?

Existe principalmente dois tipos de cães latidores: o primeiro tipo e o menos grave, é aquele cão que late exageradamente para estímulos específicos como por exemplo quando vê pessoa ou animal estranho. Este tipo de cão com um comando tende a ficar quieto, isto é, é possível controlar a sua vocalização.

O segundo tipo de cão é aquele que late compulsivamente e não- funcionalmente ( não exerce função, por exemplo, de alerta ).

Neste caso o latidor compulsivo pode agir assim em decorrência de uma vida estressante, tanto física quanto mentalmente. É aquele cão que fica sozinho no apartamento e late o dia todo. Portanto ele late por uma situação estressante vivenciada.

Nos Estados Unidos, foi feito um levantamento com 1984 cães deixados em abrigos. Os latidos apareceram em 10º lugar na lista de razões comportamentais como causa de abandono

Como solucionar este problema?

O animal deve ser avaliado quanto a seu comportamento habitual, temperamento, relacionamento familiar e hábitos da família onde vive.

Outros dados devem ser avaliados como tipos de latidos,qual a motivação para desencadear este comportamento. Por exemplo, um cão jovem que late em excesso somente na ausência do dono deve estar sofrendo de ansiedade decorrente da separação. Por outro lado, um cão idoso que late demais pode estar sofrendo uma alteração neurológica decorrente da senilidade.

Em todos os casos o proprietário devera pedir orientação ao veterinário que avaliara tanto física quanto psicologicamente o cão e indicará a mudança no comportamento do proprietário, modificação no ambiente e técnicas de modificação comportamentais de acordo com a definição dos principais motivadores do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário