terça-feira, 14 de outubro de 2008

AGAPORNIS: A AVE DO AMOR ( LOVE BIRD )


É um dos pássaros mais populares do mundo pela facilidade de criar em cativeiro e pelo seu temperamento manso. Domesticado, sobe no ombro e dorme no colo. Possui grande diversidade de cores, exibidas em 43 mutações.
Habita o continente africano e a ilha de Madagascar. Esta ave foi descoberta em 1793 e levada para a Europa em torno de 1860 na sua cor selvagem verde. Graças ao trabalho de criadores, hoje encontram-se muitas colorações, sendo a cara laranja, branca, vermelha, amarela e o corpo canela, azul-pastel, malva, violeta, arlequim, branco, amarelo, verde-dourado( golden cherry ) e várias nuances destas.
Depois de acasalado, dificilmente um casal se separa, permanecendo unidos até a morte. Trocam beijos e alimentos no bico com o parceiro.
Sua alimentação é a base de sementes: painço. aveia, linhaça,girassol,etc. Necessitam de uma gaiola grande ou viveiro bem espaçoso com o ninho, que não pode faltar.
Muito mansos, ativos e curiosos são excelentes animais de estimação, especialmente se alimentados na mão desde filhotes. Daí eles aprendem a confiar em seu dono, comem na mão e dormem no colo. Assobiam para nos chamar, respondem ao nome e podem aprender uma série de truques.

Um comentário:

  1. muito interessante eu tenho eu de estimaçao é o personata muito manso ele adora ficar no meu onbro

    ResponderExcluir