sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Giardíase Canina

O que causa esta doença?
É uma doença causada por um parasita (protozoário) conhecido como Giárdia que se aloja no intestino de cães e gatos.

Como é a transmissão?
A ingestão acidental de cistos{ovos} presentes nas fezes, nos alimentos e até mesmo na água. Estes cistos podem sobreviver na água e no ambiente por até 2 meses. Locais com grande fluxo de animais como praças, parques e vias públicas , representam um risco de infecção, já que a presença de cistos nestes locais é muito comum.

Quais são os sintomas?
As fezes ficam pastosas, fétidas ou diarréicas{em jato}Podem ocorrer vômitos,dor abdominal e gases. Conseqüentemente, os animais acometidos podem apresentar perda de peso, desidratação e em casos mais graves irem a óbito.Tanto animais filhotes como adultos estão sujeitos a infecção por Giárdia
Os surtos de giárdia acontecem com mais frequência durante o verão. Por ser uma zoonose pode ser transmitidas aos seres humanos, principalmente para crianças que tenham tido contado com animais infectados. Os sintomas nos humanos são praticamente os mesmos que nos animais.

Como se previne?
A vacinação é importante porque cerca de 80% dos cães infectados são assintomáticos[não apresentam sintomatologia clássica} e podem eliminar os cistos para outros animais e para seres humanos .É considerada pela OMS{Organização Mundial da Saúde}como uma das zoonoses mais prevalentes e importantes em algumas regiões do mundo.
A imunidade é alcançada por uma dose mais um reforço após 21dias,sendo que sem o reforço o animal não fica imunizado. O reforço é anual em uma dose única.
Aliado a vacinação, o controle da Giardíase está relacionado a limpeza do ambiente onde o animal vive, comedouros e bebedouros mantidos sempre limpos. Como são resistentes, os cistos de giárdia podem permanecer no ambiente por longos períodos, onde a reinfestação é muito comum, já existem no mercdo uma ampla variedade de desinfetantes eficazes.

.
Bibliografia consultada Technical Fort Dodge update Express.

Nenhum comentário:

Postar um comentário