sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CUIDADOS ESPECIAIS EM CÃES NO VERAO

Com a chegada do verão e aumento das temperaturas, seu cão exige atenção especial. Ao contrário dos seres humanos que mantém a temperatura corporal suando, os animais possuem poucas glândulas sudoríparas. As trocas de calor são feitas pela boca e focinho.

Quanto mais quente, mais a respiração do animal fica ofegante.

Além disso é normal o cão perder o apetite e consequentemente perder peso. Nesta época do ano é importante equilibrar os exercícios porque em excesso pode causar a Síndrome da Exaustão quando o animal faz exercícios além de sua capacidade física, aliado ao aumento da temperatura corpórea (hipertermia), o que ocasiona uma disfunção cardiorrespratória e desidratação que pode levar um animal ao óbito.

DICAS PARA AJUDAR O SEU CÃO A VENCER O VERÃO

1-Duplique a quantidade de água deixada no bebedouro; se puder troque-a várias vezes.

2-Procure deixar seu cão em um local cm sombra, pois a exposição direta ao sol provoca o aumento da temperatura corpórea.

3-Limite o exercício físico, o cão não conhece seus limites portanto fique atento aos sintomas de exaustão: fraqueza muscular e arfar intenso.

4-Passear somente pela manhâ até 10 horas e no fim da tarde após as 16 horas.

5-Jamais deixe seu cão sozinho no carro; a temperatura no interior do veículo pode chegar a 60 graus Celsius em poucos minutos.

6-As infestações por pulgas e carrapatos tendem a aumentar no calor; portanto mantenha um controle eficaz. Os banhos podem ser semanais e no mínimo quinzenais.

7-Se seu cáo tem as pontas das orelhas ou o focinho despigmentado você deveusar nestas áreas um protetor solar para prevenir o câncer de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário