segunda-feira, 20 de outubro de 2008

DOENÇA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR DOS FELINOS ( DTUIF )


A Doença do Trato Urinário dos Felinos (DTUIF) é um grupo de enfermidades com muitas causas que podem afetar tanto a bexiga urinária quanto a uretra. São doenças geralmente agrupadas por apresentarem semelhanças em seus sinais clínicos.

Os sinais clínicos são hematúria (sangue na urina ), desúria (deficuldade em urinar ), poliquiúria (urina pouco e várias vezes ) e estrangúria (obstruçâo parcial ou total da uretra).

Entre as causas clínicas mais comuns da DTUIF encontram-se:

1-Cistite idiopática ou seja, inflamação na bexiga de causa desconhecida.

2-Cristais de estruvita ou oxalato de cálcio, que podem obstruir a uretra. ( Ver postagem neste blog: Você sabia que gatos castrados têm necessidades nutricionais específicas ?).

3-Urólitos ( pedras ).

4-Agentes infecciosos tais como vírus e bactérias.

A cistite idiopática é o tipo mais comum em cerca de 60% dos casos em animais levados ao veterinário com sinais clínicos de desconforto urinário. Infelizmente, existe uma alta incidência (35%) do problema tornar-se recorrente.

Cristais microscópicos na urina são normais em gatos saudáveis e por si mesmos n ão induzem a doença. Entretanto, em gatos com DTUIF estes cristais podem estar envolvidos no processo de enfermidade porque irritam a parede da bexiga ( mucosa ) resultando em cistite. Estes cristais também podem se combinar com a muco orgânico presente na urina obstruindo a uretra (plugs ).

Os urólitos (pedras ) consistem em diferentes tipos de cálculos, e atualmente o cálculo de oxalato formado em ph ácido tem aparecido em iguais proporções em reação ao cálculo de estruvita, que historicamete era o tipo mais comum.

As infecções bacterianas são a causa mais incomum da DTUIF, mas podem estar relacionadas nas infecções não tratadas corretamente.

FATORES PREDISPONENTES

1-stress

2-Obesidade

3-Confinamento

4-Anormalidades anatômicas

5-Genética

6-Raça

7-Idade

8-Atividade física

O macho e a fêmea são acometidos na mesma proporção mas pelas diferenças anatômicas os machos por ter a uretra mais longa e estreita estão mais predispostos a obstrução.

Problemas urinários parecem ser mais comuns em algumas raças que em outras. Os Persas apresentam uma incidência maior que os Siameses.

Os animais confinados podem estar mais predispostos pela falta de atividade física que em contrapartida pode reduzir o consumo de água e a freqüência urinária , eventualmente favorecendo a formação de cristais na urina.

Os gatos em qualquer idade estão susceptíveis em desenvolver esta enfermidade

Portanto fique atento aos sinais e o comportamento do seu gato ao urinar. Quanto mais cedo você perceber uma disfunção, maiores serão as chances de cura e menor o sofrimento do seu bichano.

Veja neste blog as dicas de como previnir esta doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário