domingo, 12 de outubro de 2008

GRIPE CANINA (TRAQUEOBRONQUITE INFECCIOSA CANINA )

É uma doença aguda,altamente contagiosa que pode atingir cães de diferentes faixas etárias. Causada por vírus e bactérias : Adenovirus tipo 1, o Parainfluenza vírus e a Bordetella bronchiseptica. Estão envolvidos também fatores ambiemtais como baixa umidade do ar, .baixas temperaturas{principalmente no inverno} e a estiagem que dificulta a dispersão de partículas infecciosas.e poluentes que são inalados pelo trato respiratório superior causando irritação das mucosas.

Uns dos primeiros sintomas são tosse seca, coriza e falta de apetite. Dependendo dos fatores imunológicos os sintomas podem de agravar ocorrendo febre intensa,vômitos e descarga nasal purulenta. Neste caso a pneumonia pode ser fatal se o proprietário não procurar ajuda médica em 24 horas.

A vacinação aliada ao bom manejo do animal, isto é , proteger contra o frio e o vento são umas das principais formas de evitar esta doença. A vacina e uma dose e um reforço para aqueles animais que nunca foram vacinados , mesmo que sejam adultos. Oreforço é feito em uma única dose anual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário