domingo, 15 de março de 2009

A Alimentação do Gato


Nutrientes necessários para a raça e idade do seu gato.

Para atender as necessidades específicas, de acordo com a idade até mesmo as diferentes raças existentes, o universo de rações e de alimentos para gatos se multiplica cada vez mais, tanto em sabores como em dietas.

Ração seca e ração úmida

Podemos classificar a alimentação do gato em duas categorias: seca e úmida, ou seja, alimento sólido e enlatado.

A ração seca é o melhor alimento que se pode oferecer pois faz com que ele mastigue antes de engolir e também ajuda no combate a tártaro dentário. Há no mercado grandes empresas que investe em alimentos para gatos e já fazem rações conforme a idade ou necessidade específicas do animal. As rações secas contêm mais calorias, são mais nutritivas, possuem ácidos graxos de origem animal e ainda custam menos do que as úmidas.
Embora as famosas “latinhas” sejam as favoritas dos bichanos, 70% do seu conteúdo é de água e são indicadas para animais com problemas do trato urinário. O ideal é alimentar o gato com ração seca superpremium e oferecer de vez em quando uma ração úmida.

Nutrientes

Gatos precisam, por exemplo, de vitamina A. Mas se eles comerem somente vegetais, não terão esta vitaminas na sua dieta, pois não conseguem converter o caroteno do vegetal em vitamina A. Os felinos são carnívoros e predadores “puros” na sua fisiologia. Necessitam de alta concentração de gorduras, auxiliam na absorção das vitaminas A e E , e somente o consumo de carne os ajuda neste sentido. Gatos não são favorecidos em dietas vegetarianas.

Um nutriente muito especial que deve estar presente na dieta diária é o ácido araquidônico, que só é encontrado nos tecidos animais. Existe também um aminoácido chamado taurina que é imprescindível na alimentação felina, pois previne a cegueira e problemas cardíacos. Esse aminoácido é encontrado no tecido muscular da carne, nos peixes nos frutos do mar.
A quantidade de proteínas na dieta felina deve ser maior de que para os cães, porque os gatos em geral necessitam de 26% de proteínas diárias. Em gatas prenhes a necessidade sobe para 30% e durante a amamentação a ingestão diária de gorduras deve ser de 9%. A dieta dos filhotes deve ser acrescida de cálcio .
É preciso lembrar que gatos não fazem refeições únicas como os cães. Eles vão comendo aos poucos e o ideal é colocar a ração várias vezes ao dia para que não fique velha e não perca as vitaminas A D e K contida na gordura, pela oxidação.
Lembrar também que o gato gosta de água fresca principalmente corrente como as de torneiras e fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário