terça-feira, 28 de outubro de 2008

LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA



O que é a leishmaniose?
É uma doença transmitida por um mosquito (flebótomo), conhecido como mosquito-palha que infecta o homem e principalmente o cão doméstico desenvolvendo lesões de pele( Leishmaniose tegumentar ) ou o envolvimento das vísceras ( Leishmaniose Visceral ), constituindo um sério risco a saúde pública. É considerada a quinta maior endemia mundial. Esta doença pode ficar incubada por um longo tempo sem mostrar sintomas.
Quais são os principais sintomas da Leishmaniose no cão?

Perda de apetite, emagrecimento crônico, prostração, crescimento acentuado das unhas, conjuntivite, queda de pêlos ao redor dos olhos, lesões e alterações cutâneas com perda de pêlos.

Por que devo vacinar meu cão?

Se você mora em áreas endêmicas ( onde ocorre a doença naturalmente ), você deve vaciná-lo. Além do sofrimento causado ao animal que provoca lesões dermatológicas e viscerais localizadas em todo o corpo do animal, a OMS (Organização Mundial da Saúde )recomenda a eutanásia do animal como medida obrigatória de controle da doença. Com
a vacinação, o animal poderá desenvolver imunização e ficar protegido contra a Leishmaniose , ajudando o combate da doença, protegendo assim os homens e animais do mosquito transmissor.

Como proteger-se do mosquito transmissor?

O mosquito-palha é muito pequeno e costuma se reproduzir em locais com muita matéria orgânica( lixo domestico ) em decomposição.
O uso de repelente é indicado. Mantenha sempre a higiene dos locais de criação de animais, mantendo estes limpos e secos.

3 comentários:

  1. vacine seu cão!
    assim ele tara prtegido desse mosquito palha!

    DE:Pamela Trindade!

    PARA:O Brasil inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Não vacine o seu cão, isso é apenas medida paleativa.
    Não tem provas científicas que essa vacina extermina a leishmania do organismo do seu cão. Siga a instrução do Ministério da Saúde, permita a eutanásia do cão em casos positivos, não somente com o diagnóstico sorológico (indireto) mas inclusive com o diagnóstico direto (pesquisa de formas amastigotas da Leishmania no sangue periférico ou em linfonodos).

    Felipe Sento Sé
    Graduando (7° Periodo) em Medicina Veterinária

    ResponderExcluir
  3. Eutánasia é sim a melhor medida a ser tomada, uma vez que o tratamento não é barato como foi citado e a maioria da população não pode arcar com o custo.
    Mesmo porque a doença tem se tornado cada vez mais um problema para a saúde publica do país.

    ResponderExcluir